Onde devemos melhorar?

Você deve ter percebido que nos últimos tempos os líderes da sua igreja têm enfatizado a importância de se realizar a chamada da Escola Sabatina. São apelos feitos pelos pastores, professores e secretárias para que se responda e registre esse importante momento em classe. Algumas pessoas não dão tanta importância a essa chamada e até usam o texto de Mateus 6:3 para afirmar que não devem se vangloriar com algum êxito alcançado, com a vitória obtida na semana.

Mas nós temos um propósito nesta terra. E esse propósito tem três passos: Comunhão, Relacionamento e Missão. É através da comunhão com Deus que teremos um coração desejoso de termos um relacionamento espiritual com o nosso próximo, seja ele da igreja ou não. Com esse contato, poderemos atender a necessidade das pessoas e compartilhar a esperança em Cristo, nossa missão. Uma avaliação realista destes itens é fundamental para sabermos o que devemos melhorar.

No mundo de hoje as grandes empresas tem constantes avaliações internas com o objetivo de continuar o que está dando certo e melhorar o que está com problema. Ou seja, avaliar o rumo da instituição. Nós como igreja também temos um rumo, ou propósito, que é crescer em Cristo. E para saber se estamos dentro deste propósito é que precisamos ter uma avaliação semanal da nossa vida pessoal e consequentemente da igreja como um todo. O que não pode ser medido também não pode ser melhorado.

É claro que as perguntas da chamada da Escola Sabatina não abrangem todos os pontos de nossas batalhas espirituais, mas nos mostram um rumo a seguir. Individualmente a chamada é um espelho de nossa vida espiritual e para a congregação a chamada definirá os pontos que precisam de maior atenção. E você sabe como está a realidade na Associação Catarinense – AC (Igreja Adventista do Sétimo Dia no Centro-Sul de Santa Catarina)? Pelos números abaixo estamos longe do ideal. Mas será que todos estão relatando? E mais, será que estamos respondendo corretamente? Temos certeza que não! Veja no gráfico do 1º trimestre deste ano e tire suas conclusões:

Agora você entendeu a importante de termos um diagnóstico preciso de todos os membros. Mas é preciso também responder corretamente. Por isso, exponho a seguir uma breve explicação de cada pergunta do cartão de chamada da Escola Sabatina.

Quantos estudaram a Bíblia e a lição diariamente?
Aqui mostra o meu relacionamento diário com Deus e se Ele tem sido uma prioridade no primeiro momento do dia. É através da oração e do estudo da Palavra de Deus que conheço Jesus e me torno mais semelhante a Ele.

Quantos praticaram ações solidárias?
Depois de dedicar meu tempo a Deus é preciso doar tempo e recursos para o próximo. É dividir um pouquinho daquilo que Deus me deu. Em alguns casos será o físico, como roupas, alimentos, remédios e dinheiro. Em outros momentos será temporal, gastando tempo para auxiliar doentes e pessoas podres, por exemplo. E por fim haverá outras vezes que será laboral, dedicando meu dom para atender o meu próximo.

Quantos testemunharam ou deram estudos bíblicos?
Depois de conhecer a Deus e ajudar ao próximo nós falamos dEle para os outros. É quando falo o que Ele fez em minha vida, transformando a vida de outros que nos ouvem. É quando você mostra sua vida está baseada na palavra de Deus.

Pessoas dando estudos bíblicos?
Essa pergunta mostra se estamos compartilhando o que aprendemos de Deus. Se existem pessoas que estão mostrando o amor de Cristo em sua Palavra. Através da nossa comunhão diária, devemos mostrar Ele aos outros.

Pessoas recebendo estudos bíblicos?
Pessoas que estão sendo alcançados através da pergunta anterior. Através dos estudos bíblicos que são ministrados por nós. Pode ser uma, duas, três… enfim, quantas pessoas estão aprendendo sobre Jesus pela Bíblia por meio de sua orientação. Se eu estou estudando a Bíblia e lição diariamente (1º pergunta), porque não compartilhar este conhecimento com outros? Não posso ensinar o que não aprendi e não posso aprender sem ter a disposição de ensinar a outros.

A partir do próximo sábado responda a chamada da Escola Sabatina. E responda corretamente. Precisamos saber onde precisamos crescer como igreja, e você faz parte dela. Meu desejo é que juntos, como povo do Senhor, possamos nos preparar verdadeiramente para nos encontrarmos com Jesus quando Ele voltar e, enquanto esse dia não chega, possamos cumprir a missão confiada por Ele a cada um de nós.

Pastor Paulo Lopes
Secretário – Associação Catarinense

Deixe seu comentário