Ao ler esse artigo, compreenda melhor a importância de viver em comunidade (ou classes) e responder às chamadas da Escola Sabatina.
Bíblia
Viver em comunidade sempre foi o plano divino. Na Bíblia podemos ver o nosso exemplo maior, Jesus, interagindo com mais frequência com um grupo próximo. Os doze discípulos foram escolhidos por Ele, mas a simbologia está estampada nas escrituras sagradas para termos como modelo: a de viver em comunidade cristã. Jesus falava para grandes multidões, entretanto tinha maior ênfase na comunhão, no relacionamento e na missão com os doze apóstolos (ex. Mat. 13:36, Mat. 8:14,15, Marc. 16:14,15).
Pioneiros
Essa vida cristã em comunidade foi também vivida por nossos pioneiros. Na metade do século 19 os homens e mulheres que foram inspirados por Deus para o nascimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia tinham como cotidiano uma relação próxima. Eles debatiam ideias teológicas (comunhão), como hoje temos a lição da Escola Sabatina. Mas eles também viviam como se fossem uma grande família cristã (relacionamento), ajudando uns aos outros e a comunidade próxima. E além disso, os pioneiros faziam o que fosse possível para pregar a mensagem inspirada (missão).
Comunhão, Relacionamento e Missão em Classe
Com o passar dos anos o relacionamento e a missão em comunidade foram diminuindo. Estudamos a Bíblia diariamente, mas nos fechamos para relacionamentos pessoais e não temos tempo para a missão. Cada classe da Escola Sabatina deve introduzir melhor o relacionamento e a missão no seu cotidiano. A classe deve ser o momento que os membros criam laços pessoais, tiram suas dúvidas, repartem o pão (espiritual e físico) e se ajudam mutualmente, assim como na época de Jesus e dos pioneiros. E por fim a classe, que tem um relacionamento pessoal, pode desenvolver iniciativas missionárias por afinidade e assim alcançar outros com as mesmas características, algo mais difícil de ser criado em massa.
Cartão de registro da Escola Sabatina
Quando vamos a uma consulta médica queremos um diagnóstico de nossa saúde. Na igreja, o único local onde é possível ter um diagnóstico da nossa vida espiritual (comunhão, relacionamento e missão) é no cartão de chamada, ou cartão de registro, da Escola Sabatina. Só ali encontramos respostas para os problemas espirituais da congregação, e principalmente da classe onde o membro está inserido. E isso serve de mão dupla: tanto para o médico (igreja) que enfatiza forças onde é necessária melhoria; como para o membro, que percebe suas deficiências espirituais ao longo do trimestre. “O objetivo não é tomar conhecimento dessas informações para criticar ou expor o membro, mas sim ajudar a igreja como um todo na caminhada para o objetivo final: o céu”, explica o pastor Jessé Anastácio, líder da Escola Sabatina na Associação Catarinense – AC (IASD Centro-Sul de SC).
Por isso a União Sul-Brasileira (IASD – Sul do Brasil) e a Associação Catarinense estão enfatizando o correto preenchimento do cartão de registro da Escola Sabatina. A partir destes dados será possível ter uma análise melhor da comunhão, do relacionamento e da missão de toda a igreja, e claro, trabalhar individualmente as classes.
Quantas vezes pedimos respostas para Deus e achamos que não temos respostas? Muitas vezes a resposta está na análise da vida espiritual do indivíduo. Deus quer que você tenha a comunhão no coração, relacionamento no rosto e missão no dia a dia. A partir disso, Ele irá responder seus questionamentos pela Bíblia, na oração, através de seus amigos de classe e na missão de alcançar pessoas para Deus.
Na Bíblia Jesus fez as mesmas perguntas. Tenha certeza que sua resposta no cartão de chamada será para Ele.
– Quantos membros estudaram a Bíblia e a lição diariamente?
João 5:39 – “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna”.
– Quantos membros praticaram ações solidárias para atender as necessidades do seu próximo?
Marcos 6:41,42 – “E, tomando Ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães… e todos comeram, e ficaram fartos”.
– Quantos membros fizeram contatos missionários?
Marcos 5:19 – “Jesus…disse-lhe: Vai… e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti”.
– Quantos estão dando estudos bíblicos?
Marcos 6:7 e 12 – “Chamou a si os doze e começou a enviá-los a dois e dois, e deu-lhes poder sobre espíritos imundos… e, saindo eles, pregavam que se arrependessem”.
– Quantos interessados estão recebendo estudo?
Mateus 10: 6 – “Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel”.